quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria diz que dengue está sob controle em Nova Mutum

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde está monitorando os casos de dengue registrados nos 141 municípios de Mato Grosso devido ao considerável aumento no número de casos da doença. De janeiro até 15 de fevereiro já são 1.595 casos, número este 30% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Em Nova Mutum a situação está momentaneamente controlada, mas o trabalho de prevenção e combate ao mosquito continua sendo feito pela Vigilância Epidemiológica.

Segundo a coordenadora de saúde, Anke Schwabe, todos os trabalhos neste sentido não cessaram em nenhum momento. Na verdade eles foram intensificados em todos os momentos em que a situação climática favorecia a proliferação do mosquito transmissor. Segundo Anke, é necessário que as pessoas também façam parte da ação de contingência da doença. “A dengue é uma doença urbana: 90% dos criadouros são encontrados nos domicílios. Daí a importância do envolvimento da população”, enfatiza.

De acordo com a coordenadora, a situação em Nova Mutum está controlada e são poucos os casos em que a doença é confirmada. Mas apesar do baixo índice, existe ainda a preocupação nos casos em que o paciente registra os sintomas e não procura uma unidade de saúde. “Mesmo que as pessoas demonstrem apenas os sintomas, vale lembrar que os mesmos não podem ser ignorados. Nesses casos a verificação médica é extremamente necessária”, disse.

No final do ano passado, a equipe da Vigilância, coordenada por Eurípides Moreira Lopes, havia constatado um número expressivo de possíveis criadouros, mas a situação foi normalizada. No total foram fiscalizados mais de sete mil imóveis na área que compreende o município. “Devido às chuvas, os meses de janeiro e fevereiro são considerados críticos, já que aumentam os locais de proliferação dos mosquitos. Dessa forma, continuamos orientando e fiscalizando para prevenir”, comenta.

O resultado do trabalho da equipe pode ser observado através do número de casos registrados no decorrer de 2005. Conforme os dados do Escritório Regional de Sinop, de janeiro a novembro foram 132 notificações e 57 casos confirmados. Apesar de ter sido o maior índice de infestação do mosquito transmissor, do inicio do mês de dezembro até o dia de hoje não foi confirmado nenhum caso de Dengue em Nova Mutum. Ocorreram apenas notificação dos sintomas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE