terça-feira, 23/abril/2024
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Secretaria divulga balanco de atendimentos na rede municipal de saúde em Sorriso

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Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde referente ao primeiro semestre do ano, para o secretário de Saúde, Elso Rodrigues, provam o comprometimento do Poder Público com a população de Sorriso. Foram realizadas em seis meses 36.785 consultas, 14.713 consultas por especialistas, 14.161 atendimentos odontológicos e 38.237 procedimentos odontológicos. 17.698 exames laboratoriais foram disponibilizados pela área pública municipal, 6.740 sessões de fisioterapia, 2.166 atendimentos nesta área. No total 50.145 pacientes foram atendidos na farmácia básica, tendo sido entregues 4.077 itens na farmácia. Além disso, foram aplicadas 12.792 doses de vacinas, e feitos 324 testes de pezinho, 1.770 exames preventivos, e 14.457 atendimentos de plantão.

Conforme os dados apresentados, 43.791 famílias foram visitadas pelos agentes comunitários de saúde que integram o Programa de Saúde da Família, e 5.214 famílias foram visitadas através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. “O trabalho dos agentes é importante, já que as informações são repassadas aos Postos de Saúde da Família (PSF’s) para a qualificação dos serviços. Trabalhando prevenção e educação estamos melhorando nosso atendimento”, disse a coordenadora da Atenção Básica no município, Marília Giudice.

O município já implantou 14 Unidades de Saúde da Família. Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Sorriso foi dividido em 14 áreas, que estão divididas em seis micro-áreas, cada uma correspondendo ao local de atuação de Agentes Comunitários de Saúde.

Sorriso tem como forma de Gestão no SUS a Atenção Básica Ampliada. Conforme a coordenadora, as responsabilidades quanto a média e alta complexidade em Saúde são referenciadas ao Estado ou a União por meio do Hospital Regional de Sorriso.

De acordo com Marília, as Unidades de Atenção Básica devem ser uma prioridade na gestão do sistema, porque quando funcionam adequadamente a comunidade consegue resolver, com qualidade, a maioria dos seus problemas de Saúde. “Para o SUS, todos os níveis de Atenção são igualmente importantes, mas a prática comprova que a atenção básica deve ser sempre prioritária, porque possibilita uma melhor organização e funcionamento também dos serviços de média e alta complexidade”, salientou a coordenadora, que observou ainda: “Bem estruturada, as Unidades permitem a redução das filas em prontos socorros e hospitais, o consumo abusivo de medicamentos e o uso indiscriminado de equipamentos de alta tecnologia. Os problemas mais comuns passam a ser atendidos pelos Programas de Saúde da Família, deixando os ambulatórios de especialidades e hospitais cumprirem seus verdadeiros papéis, o que resulta em maior satisfação dos usuários e utilização mais racional dos recursos existentes”.

Os atendimentos Odontológicos em Sorriso, segundo a coordenadora de Odontologia, Maria Ivete Saito, também contemplam hoje Bairros e Distritos de Sorriso, além do Assentamento Jonas Pinheiro. “Nunca tantas ações e programas foram desenvolvidos na área de Odontologia pelo setor público. O número de atendimentos demonstra nosso compromisso com a população, e podemos afirmar que este ano os números terão significativo aumento, já que ampliamos nossas ações e investimentos neste setor, além dos horários e profissionais disponibilizados nas diferentes Unidades de Saúde”, ressaltou a coordenadora, tendo em vista os números já alcançados no primeiro semestre.

O horário de atendimento nas 14 Unidades de Saúde é das 7 às 11 horas e das 13 as 17 horas.

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