PUBLICIDADE

Secretaria distribui 129,9 mil testes para detectar Covid em Mato Grosso; 4,4 mil são para Sinop 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria Estadual de Saúde  distribui 129,9 mil testes rápido de pesquisa de antígeno para detecção da Covid aos 141 municípios de Mato Grosso. A ação tem o objetivo de auxiliar os municípios na testagem e monitoramento do coronavírus para tratamento oportuno da doença.
“É essencial detectarmos essa doença precocemente, já que desta forma é possível oferecer o acompanhamento médico desde a fase inicial e evitar a contaminação de mais pessoas por meio do isolamento do paciente com coronavírus”, pontua o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, através da assessoria.

Os testes foram adquiridos pela SES e sua distribuição foi definida por meio da pactuação da Comissão Intergestores Bipartite. A quantidade de testes que cada município irá receber é baseada no cálculo que considera o critério populacional e o Índice de Desenvolvimento Humano local. O método para o cálculo pode ser acessado na Resolução CIB nº 82.

Os 10 municípios mais populosos de Mato Grosso receberão os seguintes quantitativos: Cuiabá, no Centro de Triagem da Covid-19 (15 mil), Várzea Grande (9.360), Rondonópolis (7.680), Sinop (4.470), Tangará da Serra (3.440), Cáceres (4.280), Sorriso (3.020), Lucas do Rio Verde (2.200), Primavera do Leste (2.040) e Barra do Garças (2.000). Veja em anexo o quantitativo que cada município do Estado irá receber.

Essa é a terceira vez neste ano que a secretaria realiza distribuição de testes aos municípios. Em abril, a Secretaria de Estado enviou um total de 185,3 mil testes aos 141 municípios do Estado.

O teste rápido feito por pesquisa de antígeno já é realizado desde março deste ano no Centro de Triagem da Covid-19. O método é considerado ideal para o diagnóstico da doença. Em vez de uma análise do sangue, como no teste rápido convencional, o antígeno faz a análise da secreção da nasofaringe.

Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem que morreu afogado em Sinop será sepultado em Itaúba

O corpo de Renan Marcos Magalhães Gomes, de 21...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...
PUBLICIDADE