Saúde

Secretaria diminui intervalo de vacinas da Pfizer em Sinop

Seguindo a nova orientação do ministério da Saúde, a secretaria municipal de Sáude passa a aplicar a segunda dose do imunizante da Pfizer com intervalo de 8 semanas. Até agora, 127,5 mil doses foram aplicadas, sendo 88,7 mil primeira dose e 38,7 mil de segunda aplicação ou dose única. Neste sábado, terá drive-thru para a aplicação agendada até o dia 20 deste mês, no estacionamento de uma loja de departamentos localizada na rua dos Manacás, 2921, no bairro Setor Industrial.

“Conforme orientação, no caso da Pfizer, o intervalo, que antes era de 12 semanas, será reduzido para 8 semanas. Se a pessoa recebeu a primeira dose nesse prazo de 8 semanas, já está apta a receber a segunda”, informou a coordenadora de imunização e rede frio, Sirlei Castilho.

Ainda de acordo com a nova orientação do ministério da Saúde, a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos passa a ser apenas para jovens com algum tipo de deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Para a segunda dose da vacina não é necessário agendamento. Os imunizantes estão sendo aplicados no clube dos idosos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto nas quintas-feiras. Para a segunda aplicação é necessário a apresentação do cartão de vacinas com o registro da primeira dose, além do CPF e cartão do SUS.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)