sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria descarta surto de meningite em Alta Floresta após óbito

PUBLICIDADE

A confirmação de um óbito causado por meningite, nos últimos dias, preocupou novamente moradores. O paciente, de Nova Bandeirantes, foi internado no hospital Albert Sabin, de Alta Floresta, com causa indefinida, sendo diagnosticada posteriormente a infecção.

Porém, o gerente de Vigilância Epideomiológica, Abelardo Júnior Scavassa, descartou o surto da doença e declarou que “a população se assustou com a gravidade do caso, mas que a situação não é alarmante”. Ele acrescentou que pacientes de outras cidades são atendidos no hospital municipal e os casos nem sempre são de Alta Floresta. Este ano, de acordo com a Secretaria de Saúde, até junho, apenas dois tinham sido confirmados.

Há dois tipos de meningite. As meningocócicas e haemophilus podem ser transmitidas em contato de pessoa a pessoa por meio de saliva, respiração, tosse, beijos e até pelo simples ato de falar, e podem causar a morte. Já a meningite viral, geralmente tem evolução e é benigna, havendo melhora do quadro. Entre os sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, dor no pescoço (ou pescoço endurecido), surgimento de erupções vermelhas na pele, sonolência e confusão mental.

As medidas de prevenção para evitar a transmissão da doença são justamente manter os ambientes arejados, quer seja uma sala de aula ou interior de um ônibus, evitar ajuntamentos em ambientes fechados e lavar as mãos com água e sabão constantemente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE