PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde define campanha para combater fumo no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove no próximo dia 31 de agosto uma Corrida e Caminhada “Largue o cigarro correndo”, em alusão ao dia 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo. “Essa ação tem por objetivo alertar as pessoas e despertar para a conscientização sobre os males do cigarro, além de enaltecer a importância de uma vida saudável, com boa alimentação e prática de exercícios físicos”, disse a técnica do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Sirley Lima.

A largada será a partir das 08h, no Museu do Rio em Cuiabá, tendo como chegada o Museu do Rio. O percurso será de 10 km de corrida e 5 km de caminhada. “Além da questão da divulgação do Dia Nacional de Combate ao fumo, a nossa intenção é proporcionar aos participantes uma corrida de caráter sócio-esportivo. Quem participar poderá fazer uma auto avaliação de como está o seu condicionamento físico”, disse o técnico da Qualidade de Vida da SES, Valdecarlos José dos Santos.

De acordo com o técnico poderão participar da Corrida de Rua e Caminhada, atletas de ambos os sexos, a partir dos 16 anos. A prova será dividida por categorias: de 16 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos e 45 a 54 anos. A premiação será de acordo com as classificações específicas com a entrega de troféus para os três primeiros colocados de cada categoria. “Vale lembrar que os atletas devem chegar ao local da largada com 01 hora de antecedência para pegarem seus kits e crachás de identificação”, destacou Valdecarlos.

Aos interessados as inscrições poderão ser feitas até o dia 29 de agosto, nos parques Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô. “As inscrições são limitadas. O total de participantes são apenas 500 atletas”, relembrou o técnico. “É importante frisar que os atletas participarão da prova de livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores. O atleta deve estar ciente do seu estado de saúde e que treinou de forma apropriada para a prova”, exemplificou o técnico.

“No Brasil, a cada dia, a população torna-se mais informada dos malefícios do uso dos derivados do tabaco para a saúde do fumante e do não-fumante. Porém, ainda há muito a ser realizado para que o país esteja livre de tabaco e se evite as 200 mil mortes anuais causadas por doenças associadas ao fumo”, ressaltou Sirley Lima. “Uma das estratégias para tal fim é a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco pelos 191 países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

Ela informou ainda que não existem estimativas sobre o assunto em Mato Grosso. O cigarro é atualmente um dos maiores causadores de doenças graves, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e derrames. Cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão e 85% das mortes causadas por bronquite foram desencadeadas pelo uso do cigarro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE