PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde de Sorriso intensifica campanha contra hanseníase

PUBLICIDADE

Mato Grosso é o Estado que disputa o 1º lugar no mundo em casos de hanseníase, igualando-se com Índia em números de casos. Tendo em vista essa colocação negativa, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso realiza anualmente campanhas de combate e prevenção à hanseníase.

Neste período do ano, as campanhas têm sido intensificadas. De 11 a 22 deste mês, as 14 equipes de agentes comunitários de saúde estarão voltadas pra receber os pacientes com suspeitas da doença, para fazer a coleta do material e encaminhar para exame citológico.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Miriam Tereza Rocha, a estimativa de casos registrados no município está muito alta, só neste ano foram 67. Todos os pacientes estão em fase de tratamento. “Conforme o Ministério da Saúde, a média é de 1 caso para cada 10 mil habitantes. Aqui em Sorriso estamos com 13 casos para cada 10 mil habitantes”, disse ao Só Notícias.

Miriam informou, ainda, que 84 agentes e 28 médicos e enfermeiros foram capacitados para saber como fazer a identificação dos casos clínicos e a coleta do material para o exame. “Esses agentes e médicos também estarão instruindo as pessoas sobre o risco de contaminação de um doente para aquele que não tem a doença. Vamos estar auxiliando a população em como fazer o campo de imunização para não contrair a hanseníase, pois os familiares e amigos dos doentes são as pessoas que estão incluídas, em maior número, no grupo de risco, já que têm contato direto com os pacientes”, acrescenta.

Só Notícias apurou que a forma de prevenção da doença é a aplicação da vacina BCG, em duas doses, sendo uma a cada 6 meses. A doença tem cura e na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos são eliminados e não há mais chances de contaminação.

A hanseníase é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal da pele ou mal do sangue.

Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente. A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De 7 doentes, apenas um oferece risco de contaminação. Das 8 pessoas que tiveram contato com o paciente com possibilidade de infecção, apenas 2 contraem a doença. Desses 2, um torna-se infectante.

Aparecimento de caroços ou inchaços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; entupimento constante no nariz, sangue e feridas; redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato; manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas e partes do corpo dormentes ou amortecidas, em especial em regiões cobertas, podem ser sinais da doença.

A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento depende do tipo. Se for paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é rápido, com uma dose mensal de remédios durante seis meses, além da ingestão de um comprimido diário; se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo, com 12 doses do medicamento, uma por mês, além de dois outros remédios diários durante dois anos.

O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos são distribuídos pela rede pública de saúde, gratuitamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inaugurada sala de autoteste de HIV para acadêmicos em Sinop

Em uma ação conjunta, a prefeitura e a Universidade...

Liberada em Sorriso vacina contra a gripe para todas as idades a partir de 6 meses

A partir desta segunda-feira, todas as pessoas com mais...

Sinop definirá empresa para 3,5 mil exames de cânceres e outras patologias  

O pregão eletrônico voltado a selecionar organização no ramo...

UCT abre neste sábado para doações de sangue em Sinop

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de...
PUBLICIDADE