A Secretaria Municipal de Saúde mantém alerta de prevenção para ao vírus Influenza devido ao fato de estar circulante a nível nacional e pelo fato de pessoas de diversas cidades brasileiras, onde se confirmou casos da doença, passarem por Nova Mutum De acordo com a enfermeira Simone Menoli, a cidade teve casos de internação domiciliar e hospitalar, cujos diagnósticos não foram confirmados e evoluíram sem maiores gravidades. “A exceção é o caso de uma gestante que ainda se encontra em tratamento hospitalar na cidade de Sorriso”, informa.
Ainda com relação ao caso dessa gestante, Simone lembra que a suspeitas não foram confirmadas e que o quadro sugere a possibilidade de incidência de outras doenças. “Todos os procedimentos já foram tomados e estamos aguardando o resultado do exame que é feito em São Paulo”, explica. Nesses casos, normalmente, o prazo para retorno da resposta da amostra encaminhada ao laboratório varia de duas ou mais semanas.
A situação, segundo a enfermeira, não é de pânico, mas requer cuidados de higiene e prevenção. Esta orientação vale principalmente para gestantes, pois, são pessoas cuja imunidade é naturalmente menor devido às transformações que esse período provoca no corpo da mulher. “Essa gripe veio para nos relembrar conceitos básicos de higiene, de cuidados nas fases de vulnerabilidade imunológica como é o caso da gravidez, de pessoas que já estejam na terceira idade, bem como de crianças menores de dois anos de idade, esquecidos em virtude da correria do dia-a-dia ou de falta de atenção com o próprio organismo”, reitera Simone.