A secretaria municipal de Saúde de Nova Mutum confirmou, ontem à noite, o terceiro caso positivo para Coronavírus. O homem tem 48 anos e está hospitalizado em leito de enfermaria no hospital municipal. Seu estado é estável e respira sem a utilização de aparelhos.
O paciente não relatou nenhum tipo de doença pré-existente (comorbidade) durante a notificação e investigação. A confirmação do caso foi por critério laboratorial, através do teste rápido imunológico para covid-19, com resultado positivo para anticorpos IGM.
Ainda de acordo com a secretaria de Saúde o paciente procurou o Pronto Atendimento , dia 25 de abril com queixa de falta de apetite, dor no corpo e febre. Na avaliação médica, não apresentou alteração em exame clínico. Ele foi medicado e foram solicitados exames laboratoriais.
Na última terça-feira, ele retornou em atendimento médico em sua Unidade Básica de Saúde, relatando retorno de viagem à Nova Mutum há três dias, informando ainda que havia passado mal durante o trajeto e afirmando que o mal-estar persistia. Seu quadro foi diagnosticado como Síndrome Gripal Leve, notificado conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde e encaminhado ao Hospital Municipal para avaliação e conduta do médico plantonista de possível internação.
No hospital passou por consulta médica, realizando novos exames laboratoriais e raio-x de tórax, após avaliação médica foi indicado tratamento em casa e isolamento. Hoje, 29, no período da manhã, o PSF realizou visita domiciliar e orientações para toda a família e reforçou a importância do isolamento social.
“Ele é morador de Nova Mutum, estava em isolamento e sob observação da Secretaria de Saúde, sua situação foi se agravando de maneira leve. Ele foi internado no hospital municipal, por precaução, para resguardar a vida do paciente ele está internado e seu estado de saúde é estável no momento”, afirmou a secretária de Saúde, Anke Schwabe, através da assessoria.
No boletim de ontem, houve 29 novas confirmações de Coronavírus em Mato Grosso e subiu para 292 casos confirmados. Desses, 93 estão em isolamento domiciliar e 173 estão recuperados. Há 15 hospitalizados, sendo nove em Unidade de Terapia Intensiva e seis em enfermaria. Desde o início da pandemia, foram registrados 11 óbitos no Estado.