quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Ação Social de Sorriso promove curso de plantas medicinais

PUBLICIDADE

De 11 a 15 de julho foi realizado o curso “Curso de Identificação e Uso de Plantas Medicinais”, realizado no Casec São Domingos. O curso, realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso e Senar, contou com a participação de 15 alunos, dentre eles, agentes comunitários de saúde, donas de casa e professores.

O curso teve por objetivo conhecer o uso das plantas medicinais, fazendo a identificação entre plantas medicinais do cerrado, floresta e pantanal. Bem como as de uso doméstico, identificadas na comunidade para diversos fins. “O resultado foi melhor que o esperado. Foram produzidos muitos medicamentos a partir das plantas colhidas na região, com custo baixo e com resultados que comprovam a sua eficácia”, avalia a Secretária de Ação Social, Cátia Randon Rossato.

Segundo ela, o curso foi apenas o início de um grande trabalho que será desenvolvido na comunidade. “Através dessas informações, a população que necessitar de algum medicamento agora poderá ter a opção de escolher um produto natural e eficaz, com custo acessível que pode ser produzido em casa”. Os participantes do curso aprenderam a produzir desde vermífugos, pomadas para frieiras, rachaduras de calcanhar, manchas, queimaduras, até sabonetes medicinais, xampus, xaropes para bronquite, balas de gengibre, entre outros.

Cátia antecipa que, devido ao grande sucesso do curso, a Secretaria está estudando uma nova parceria com o Sindicato Rural e Senar para atender outras localidades como o Assentamento Jonas Pinheiro, Projeto Casulo, Distrito de Boa Esperança e outros bairros da cidade. No total, o Programa de Geração de Trabalho e Renda, que inclui esse curso, disponibilizará 15 cursos para a comunidade. Para a escolha dos cursos que seriam oferecidos á população, a Secretaria de Ação Social levou em consideração principalmente o retorno econômico e profissional ao participante, visto que o Programa tem por finaliddae a formação profissional, visando geração de emprego e renda.

Além do curso de Identificação e Uso de Plantas Medicinais e Cultivo de Plantas Medicinais, estão sendo oferecidos cursos de Panificação Caseira, em andamento no Casec São Domingos, Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza, Camareira, Produção Caseira e Derivados de Soja, além dos cursos de Corda e Fiação da Fibra do Algodão, realizado em maio, e Arranjo e Flores a Partir da Garrafa Pet, que será oferecido em agosto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE