quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria confirma morte de 3 pessoas por meningite em Sorriso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Sorriso, através do departamento de Vigilância Epidemiológica, está em estado de alerta devido ao crescente número de casos de meningite que foram registrados nos últimos meses. De acordo com Alzira Yanagi, coordenadora da Vigilância, cerca de 17 casos já foram confirmados, sendo que três pessoas (todas adultas) morreram em consequência da doença.

Ela informou ao Só Notícias que a quantidade de casos ainda não é considerada como um surto, mas “estamos em alerta, relacionando os casos, monitorando e quando é o caso da meningite meningocócica, fazemos um bloqueio, medicando o grupo de risco, que é quem se relacionou com o doente, como a família”.

Embora as pessoas que tenham falecido de meningite sejam de idade adulta, ela confirmou que pelo menos dois casos de meningite do tipo meningocócica, (a forma mais grave que pode levar à morte ou deixar sequelas) foram registrados em crianças de idade escolar. “Nas últimas semanas, os casos registrados são de meningite do tipo viral. Para esse caso, não há vacina”, disse ela. A vacinação para meningite só é disponibilizada na rede particular.

O ideal para evitar a doença são medidas preventivas como arejar bem os locais permitindo a circulação de vento e entrada do sol, evitar o uso do ar-condicionado e boa alimentação. No caso da verificação de sintomas como febre, vômito e rigidez da nuca a orientação é procurar um médico para avaliação completa. “Quanto antes for diagnosticada e tratada a doença, maior a chance de cura”, disse a coordenadora.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair uma meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo. É contagiosa.
Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo portanto, resistência à doença.

As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para barrar o desenvolvimento da doença. É uma doença grave mas se diagnosticada e tratada logo pode ser curada sem deixar problemas para o doente. Qualquer tipo de meningite precisa ser comunicada às autoridades sanitárias, pelo médico ou pelo hospital onde o paciente está internado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE