sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria confirma 2º caso de coronavírus em Nova Mutum; paciente está internado em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum confirmou, no final da tarde, o segundo caso testado positivo para Covid-19. O paciente é do sexo masculino, tem 47 anos e está hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sinop.

Segundo a Secretaria de Nova Mutum, o homem reside em Nova Mutum há seis meses e é natural de Sertãozinho, cidade do interior do Estado de São Paulo. Ainda conforme a pasta, o paciente não relatou nenhum tipo de doença pré-existente (comorbidade) durante a notificação e investigação. O exame foi realizado no Laboratório do Estado (Lacen).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica o paciente estava sendo acompanhando desde o dia 23 de abril, quando procurou o Pronto Atendimento Municipal. Na ocasião, o paciente apresentava um quadro de Síndrome Gripal Leve, sem mais agravantes. Nesta situação o protocolo do Ministério da Saúde orienta o paciente a permanecer em isolamento social com acompanhamento diário da Vigilância Epidemiológica, através da unidade de saúde. De acordo com a secretaria, este foi o procedimento adotado com o paciente.

No dia 26 de abril o paciente retornou ao Pronto Atendimento, apresentando sintomas de falta de ar, mal estar e tosse, sendo imediatamente encaminhado ao hospital municipal para internação.

A secretária de Saúde de Nova Mutum, Anke Schwab explicou que durante a internação o paciente passou a receber oxigênio por máscara, sendo entubado com o registro de piora do quadro. “A equipe médica que acompanhava o caso em nosso hospital indicou a necessidade de regulação para uma UTI. Logo em seguida o Estado direcionou a regulação do paciente para o Hospital Regional de Sinop, onde se encontra recebendo atendimento médico intensivo”, explica.

Anke detalhou que a equipe da Vigilância Epidemiológica já realiza a ação de investigação de rastreio de contato e lugares por onde ele passou, para obter uma definição sobre transmissão. “Nossa equipe já esta fazendo esse rastreio para identificarmos se foi transmissão local ou comunitária, já adotamos uma série de medidas como o isolamento social das pessoas que tiveram contato com o paciente. Esse pessoal está recebendo orientações diária pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e de Atenção Básica de Saúde, porém, até a presente data nenhuma dessas pessoas apresentaram sintomas da doença”, afirmou a secretária.

A secretária voltou a reforçar que cada cidadão mutuense mantenha as medidas preventivas no sentido de evitar uma crescente de casos no município. “Precisamos muito do cidadão, estamos lutando contra um vírus que se propaga de maneira rápida. Pedimos que só saiam de casa para o essencial, evitem aglomerações, usem máscaras e tenham cuidados redobrados com pessoas acima de 60 anos, consideradas do grupo de risco”, ressalta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Duas carretas e caminhonete se envolvem em acidente em Mato Grosso; um morto

O acidente envolvendo a Toyota Hilux prata, carreta Volvo...

Carreta tomba em rodovia no Nortão e motorista sai ileso

O acidente de trânsito com uma Scania R510 Highline...
PUBLICIDADE