Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop iniciam hoje mutirões nos bairros com altos índices de infestação do mosquito da dengue, Aedes Egypt. Nos últimos 60 dias o índice de infestação do mosquito triplicou, chegando a 1,54%, sendo que o máximo permitido pelo Ministério da Saúde é de 1%.
Hoje, a equipe deve começar o recolhimento de lixos que acumulam água, se tornando locais propícios para a criação do mosquito, no bairro Jardim Jequitibás. Conforme dados da secretaria o bairro possui um dos mais altos índices de infestação da cidade de 6%.
Mas, o que mais preocupa a secretaria, segundo o coordenador de Endemias do município, Valério Gobatto, é que a maioria dos focos do mosquito está nas próprias residências, que possuem lixos domésticos como latas, garrafas, caixas de água abertas, plásticos, jogados nos quintais que acabam acumulando água das chuvas, contribuindo com a proliferação do mosquito.
Este ano os casos confirmados da doença aumentaram 400% em relação a 2004, em que foram 60 contaminações. Até agora passam de 250. Nos próximos dias outros bairros também devem ser visitados pelas equipes da secretaria.