sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria ainda mantém ‘alerta’ sobre a dengue, mesmo com redução de chuvas

PUBLICIDADE

Apesar da redução do período chuvoso dos últimos dias, a Secretaria de Saúde ainda mantém um alerta quanto a incidência dos casos de dengue. Agentes continuam mobilizados, trabalhando na prevenção da doença, causada pelo mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em ambientes com água limpa e parada. A intenção, conforme o secretário Valério Gobbato, é evitar novos focos, já que os ovos podem ficar depositados em ambientes de seca e eclodirem ao primeiro contato com a água.

De janeiro até a segunda semana deste mês, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram notificados 850 suspeitas da doença. Confirmados até o momento mais de 350. O número ainda pode ser superior, pois, a expectativa é que para cada caso denunciado haja outros cinco não informados.

“Com certeza este número vai aumentar até porque estamos com uma grande quantidade de amostras no laboratório, aguardando o kit que o Ministério da Saúde mandará para a análise”, disse o secretário, ao Só Notícias.

No município, algumas medidas foram adotadas para reduzir os índices de infestação, como a aplicação do fumacê, que reduziu em até 50% a incidência da doença, conforme Gobbato. Mesmo assim, segundo ele, ainda é preciso que a população se conscientize sobre a situação.

“A aplicação do fumacê não utiliza os mesmos produtos de antigamente. Conseqüentemente é um pouco mais fraca que no passado. Não devemos ficar aguardando ele, e o segredo é cada fazer a sua parte e eliminar o criadouro. Terminados os cinco ciclos, percebemos que tínhamos diminuído cerca de 50% a incidência de casos. Temos alguns isolados na região do São Cristóvão, Boa Esperança, Violetas, e a secretaria está controlando com mutirões de limpeza, inseticidas”, concluiu o secretário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE