quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Secretaria abre agendamento para imunização de crianças contra Covid em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Saúde informou, há pouco, que já está disponível agendamento das vacinas contra Covid para crianças de 5 a 11 anos. O cadastro deve ser feito no site da prefeitura e seguirá a ordem decrescente.  Inicialmente, os atendimentos serão nos Postos de Saúde do Jardim Bela Vista e São Domingos. Nesses locais não serão mais aplicadas vacinas de rotina. “Essa é uma das prerrogativas do Ministério da Saúde: as vacinas covid pediátricas não devem ser aplicadas no mesmo ponto em que as de rotina; além disso, não podem ser aplicadas em salas volantes”, explicou secretário-adjunto da pasta, Devanil Barbosa.

O gestor afirmou ainda que há algumas peculiaridades no imunizante. “Primeiro: foi desenvolvido exclusivamente para o público infantil; além disso a dose aplicada é menor, de 0,2 ml (em adultos é de 0,3 ml) e a concentração da medicação equivale à 30% do imunizante adulto”, destaca

Além do cartão de vacinação é preciso que os pais ou responsáveis pelas crianças levem o CPF. “Os pais também podem verificar a certidão de nascimento dos filhos, desde 2014 o número consta na certidão”, lembra o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro. Outra recomendação é a mesma já conhecida dos adultos: caso haja uma reação é só procurar uma unidade de saúde.

A imunização das crianças começou na última terça-feira, contemplando crianças portadoras de comorbidades (doenças cardíacas, diabetes, que realizam quimioterapia e outras situações de acompanhamento contínuo) e deficiências permanentes. Quem integra esse público e não compareceu na livre demanda, os pais ou responsáveis também podem fazer agendamento. No caso de crianças com comorbidades, há necessidade de apresentação do laudo médico. A segunda dose é aplicada em oito semanas.

Durante os dois dias de livre demanda foram imunizadas 26 crianças. “Obviamente que essa é uma decisão dos pais (imunizar ou não); porém, pedimos que todos busquem informações seguras, em sites oficiais como o da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e não se baseiam em conversas de whatsapp para a decisão. Outra opção é procurar o pediatra da criança para tirar dúvidas. Entre os 26 imunizados não tivemos relatos de reações”, detalhou Marchioro.

Até o momento, Sorriso recebeu 610 doses pediátricas, o que equivale a 5,6% do total estimado pelo Ministério da Saúde para o município que é de 10.299 crianças.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE