A Secretaria Municipal de Saúde trabalhará em escala de plantão durante o período de carnaval. De acordo com o secretário de Saúde substituto, João Roberto Matos, as unidades e Postos de Saúde Família (PSF) ficarão fechados durante as festas. “As unidades de Saúde e PSF’s estarão fechados no sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira, e todos os atendimentos de urgência e emergência passarão a ser feitos, em escala de plantão, no centro de especialidades médicas. Para os casos que não forem de urgência e emergência, pedimos para que a população procure os postos de saúde para a marcação de novas datas para consulta”, explica João Matos.
Ele lembra que as escalas de plantão e o atendimento exclusivo para urgência e emergência durante o período carnavalesco atendem ao decreto n. 021/2007, assinado pelo prefeito esta semana. A partir do dia 22, os postos voltam a atender normalmente. “As unidades de Saúde voltarão a atender normalmente, no horário das 7 às 11 horas, e 13 às 17 horas. E durante a noite, os atendimentos continuam a ser no CREM das 17 às 00 horas, e após este horário até as 7 horas, no Hospital Regional”, afirma.
A secretaria também fará um atendimento especial no local da festa. “Estaremos com atendimento de urgência no local do carnaval de rua, com ambulância e plantão médico e de enfermagem no Shopping, além da barraca com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que estará distribuindo preservativos. Muitas pessoas, durante essas festas populares relaxam e se esquecem de se prevenir. É preciso ter consciência que é importante o uso da camisinha”, enfatiza João Matos.