sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Saúde promove ações para o combate e controle da dengue

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realiza neste mês, diversas ações previstas no Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue em Mato Grosso. Entre as atividades estão a capacitação de médicos e enfermeiros para o diagnóstico e manejo clínico da doença, a 2ª Reunião Estadual de Avaliação de Controle da doença e a mobilização popular nacional de combate a dengue, cujo dia “D” acontece no próximo dia 19 de novembro.

A superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Cleoni Silvana Kruger, disse que o plano de contingência para o enfrentamento da dengue foi montado pelo Estado e conta com vários setores da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, como as Vigilâncias Ambientais, Sanitárias e Epidemiológicas, e as equipes do Programa Saúde da Família (PSFs), da Escola de Saúde Pública (ESP) e do MT-Laboratório, que é responsável pela realização do exame sorológico da dengue. Silvana Kruger disse que “o plano prevê toda uma logística para o combate da doença no período de maior incidência que é durante as chuvas, incluindo capacitações, controle epidemiológico, ações de educação em saúde e inclusão da sociedade civil organizada”.

Cleoni informou que, entre os dias 21 e 22 deste mês, 20 médicos dos hospitais de referência para o tratamento da dengue serão treinados para o diagnóstico e tratamento do paciente com febre hemorrágica. Também está prevista a capacitação de 28 enfermeiros das 12 microrregiões: Médio Araguaia, Baixada Cuiabana, Alto Tapajós, Centro-Norte, Nordeste Mato-grossense, Garças/Araguaia, Oeste Mato-grossense, Vale do Arinos, Vale do Peixoto, Norte Mato-grossense, Sul Mato-grossense e Teles Pires. “Os enfermeiros serão treinados para o diagnóstico da doença e para que subsidiem as capacitações dos agentes comunitários de saúde, pois nosso objetivo é trabalhar a educação em saúde e a prevenção da dengue”, comentou Silvana.

Outra ação do plano de contingência é o envolvimento dos municípios, dos movimentos populares, das entidades civis organizadas bem como a realização do dia “D”, no próximo dia 19 de novembro. “A intenção é mobilizar toda a população para o combate aos criadouros do mosquito da dengue, observando as instruções básicas que são tampar as caixas d’águas, cisternas, tambores, não acumular lixo no quintal e tirar água dos vasos de planta”, disse.

Já a 2ª Reunião Estadual de Avaliação de Controle da Dengue acontece entre os dias 28 e 29 de novembro com a participação de 30 municípios, incluindo, as 18 cidades consideradas prioritárias pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, que são Acorizal, Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Diamantino, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Santo Afonso, Rondonópolis, Rosário Oeste, Tangará da Serra, Várzea Grande, Sinop e Poconé.

Silvana Kruger explicou que Mato Grosso definiu seu plano de ação diante dos números epidemiológicos registrados neste ano. Até o momento, o Estado notificou 8.616 casos da doença. Houve ainda 15 casos de dengue hemorrágica, sendo que 3 deles foram nos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Juruena.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE