Saúde

Saúde prepara campanha de vacinação contra a gripe em Nova Mutum

A Secretaria de Saúde já está preparando a campanha de vacinação contra a gripe em idosos com mais de 60 anos. O período de vacinação será de 23 de abril a 04 de maio, sendo o que o dia ‘D’ da campanha de maior mobilização está programado para 28 deste mês. Ao todo serão mais de 700 doses disponíveis para o município nos Postos de Saúde da Família – PSF´s.

Segundo a coordenadora do setor de Educação em Saúde, Leila Raimundi, como todos os anos a expectativa é ultrapassar a meta estabelecida pelo pólo regional de Saúde. “O objetivo é superar o feito do ano passado que foi de 98% de idosos vacinados”, destacou. Ela disse ainda que os idosos sejam vacinados dentro do prazo estabelecido. “É importante que vacina seja feita nas datas divulgadas, pois neste período são gratuitas”, enfatizou.

A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. O Ministério da Saúde lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha.

No ano passado, o país superou a meta e vacinou 83,9% da população com mais de 60 anos, conquistando uma das melhores coberturas vacinais em todo o mundo. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.