O número de 15 casos de AIDS confirmados já preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a coordenadora do Departamento de Imunização, Cristiane de Souza, muitas pessoas podem ser portadoras do vírus sem saber. “Não sabem que tem a doença, já que ela demora para se manifestar, e quando descobrem já está muito avançado”, destacou.
Entre os pacientes acompanhados atualmente pela secretaria, nove são mulheres, sendo uma gestante. As pessoas têm entre 23 e 64 anos. Souza acrescenta que esta também é uma preocupação, já que demonstra a falta de conscientização das pessoas no uso de preservativos. A distribuição é gratuita nos postos de saúde.
Diante deste quadro, a secretaria está intensificando os trabalhos de orientação para que as pessoas façam o exame. Ele é gratuito e pode ser feito em qualquer unidade de saúde. O resultado sai em até 60 dias. “No caso de gestantes e crianças nós podemos fazer a solicitação, mas os adultos devem tomar a iniciativa e requerer”, explicou.
De acordo com ela, o preconceito também ainda está muito presente, fazendo com que as pessoas não façam o exame. Este foi o tema da campanha realizada na última sexta-feira, no dia mundial de luta contra a Aids. Em Lucas do Rio Verde houve uma passeata e mobilização no centro da cidade.