A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje, um mutirão contra a leishmaniose, na região da unidade de saúde PSF Caic. A ação vai chegar nos bairros Jardim Santa Fé, Jardim Mirassol, Kênia, Gramado, Copacabana, Vila Carvalho e Vila Castelo.
Os profissionais da saúde vão fazer busca ativa de novos casos de leishmaniose, ação educativa e panfletagem, orientação aos moradores com mobilização dos presidentes de bairros, vistoria e tratamento de imóveis com focos positivos e borrifação, captura de cães com sintomas da doença e arrastão para destruir focos do mosquito.
Biólogos, veterinários e agentes ambientais da Vigilância Sanitária vão percorrer os bairros para notificar casas com criação ilegal de animais em perímetro urbano e água servida, agentes de saúde ambiental realizando o trabalho de captura de cães, vistoria e tratamento de imóveis com focos positivos e captura de animais, enquanto aproximadamente 70 agentes comunitários de saúde de unidades próximas serão deslocados para o Caic para auxiliar no trabalho de vistoria e orientação à população.
A equipe do PSF Caic será reforçada com mais seis enfermeiros e um médico em período integral para realizarem a triagem e diagnóstico de novos casos.
A coordenadora de Saúde Coletiva do município, Maria da Glória Ormond Pereira, informou que a Secretaria de Saúde está realizando o Mutirão para prevenir que surjam mais casos da doença através de um trabalho de conscientização de que a população precisa ser parceira nessa iniciativa mantendo a casa e quintais limpos.
Ela disse ainda que na sexta-feira, vai acontecer uma reunião com professores, diretores e servidores da educação para orientação sobre os sintomas da doença e para formar multiplicadores em sala de aula.
Na quarta-feira passada, professores da rede municipal das disciplinas de ciências e biologia participaram de uma capacitação sobre leishmaniose, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de formar multiplicadores nas unidades de ensino.