PUBLICIDADE

Saúde em MT zera fila de pacientes que aguardavam transplante de córnea; feito inédito

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Mato Grosso atendeu a todos os pacientes que aguardavam por um transplante de córnea pela Central Estadual de Transplantes (CET), após ações da secretaria estadual de Saúde. O feito é inédito no Estado e, no momento, há 28 pacientes que estão em processo de realização dos exames necessários para o agendamento do transplante de córnea. Os procedimentos são realizados de acordo com a compatibilidade e a gravidade das condições clínicas do paciente.

“É uma excelente notícia para os cidadãos mato-grossenses e também para a saúde pública, já que, atualmente, apenas três Estados, incluindo Mato Grosso, se encontram com esse cenário de resolutividade para o transplante de córnea. Isso demonstra que estamos conseguindo atender todos os pacientes com a celeridade necessária e gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário da pasta, Gilberto Figueiredo.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, atribuiu esse sucesso à intensificação das capacitações feitas pela CET junto às unidades captadoras de órgãos. “O treinamento das equipes de referência, as CIHDOTTs (Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) das unidades hospitalares, são capacitadas para fazer esse primeiro contato com a família, para que não haja perda do órgão, e também à ação junto ao IML e ao SVO”, explicou.

Para os casos de óbito por acidente que chegam ao IML, o próprio instituto deve realizar a primeira abordagem à família para autorizar a retirada. “Outra ação muito importante é do Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública do Estado]. Com a ampliação, os exames necessários para comprovar a viabilidade daquele órgão e a compatibilidade, ou seja, o tempo-resposta melhorou muito”, afirmou.

Segundo a secretária adjunta, os transplantes de córnea são realizados em ação integrada entre a Central Estadual de Transplantes, o Banco de Olhos de Cuiabá e as três unidades habilitadas e credenciadas junto ao Ministério da Saúde para a realização dos transplantes: Hospital de Olhos de Cuiabá, Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia e Instituto da Visão, em Cuiabá.

“Quando acontece uma doação, estas córneas vão para o Banco de Olhos, que armazena e distribui entre os hospitais conforme a necessidade. Quando os pacientes chegam, é feita uma análise do tipo de córnea que precisam, a compatibilidade e, de acordo com isso, os hospitais solicitam para os pacientes que estão sob sua responsabilidade e o Banco de Olhos disponibiliza”, descreveu Fabiana.

De janeiro a setembro deste ano, foram captadas 413 córneas e realizados transplantes de 247 córneas em Mato Grosso. Ao longo de todo o ano de 2024, foram captadas 568 córneas e transplantadas 456 córneas. A captação de córneas pode ser feita em caso de óbitos que não tenham trauma do globo ocular.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital em Mato Grosso passa a ter leitos psiquiátricos

A prefeitura de Cuiabá entregou, ontem, seis leitos exclusivos...
PUBLICIDADE