Mesmo sem ter registrado até o momento nenhum caso confirmado de tuberculose, começaram a ser desenvolvidas em Vera (80km de Sinop), ações preventivas, feitas pela Secretaria Municipal de Saúde. Enfermeiros trabalham na orientação aos moradores sobre a doença, modos de transmissão, sintomas e suas conseqüências. Além disso, panfletos são distribuídos.
Segundo levantamento da secretaria, neste ano foram feitos 20 exames e não houve resultado postivo. No ano passado, foram dois notificados, que conseguiram a cura durante o tratamento, de acordo com a assessoria. Em todo Estado, ainda em 2006, foram registrados 1.208 casos novos de tuberculose em todas as formas pulmonares, positivas, negativas e extra-pulmonar. O índice de cura foi de 59,8%, com uma taxa de abandono de 6,7%.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso vem reduzindo o índice de abandono de tratamento da doença desde 1998, quando foi implantada a estratégia de tratamento supervisionado. A idéia é acolher o paciente, que deve tomar o remédio na unidade de saúde onde a enfermidade é diagnosticada, sendo que um profissional ou outra pessoa da família, parente ou amigo pré-orientado supervisiona o uso do medicamento pelo paciente.
A tuberculose é causada por um bacilo que ataca principalmente os pulmões. No entanto, pode atingir vários órgãos do corpo humano, como os rins, coração, gânglios linfáticos, ossos e cérebro.