PUBLICIDADE

Saúde começa trabalhar prevenção de tuberculose em Vera

PUBLICIDADE

Mesmo sem ter registrado até o momento nenhum caso confirmado de tuberculose, começaram a ser desenvolvidas em Vera (80km de Sinop), ações preventivas, feitas pela Secretaria Municipal de Saúde. Enfermeiros trabalham na orientação aos moradores sobre a doença, modos de transmissão, sintomas e suas conseqüências. Além disso, panfletos são distribuídos.

Segundo levantamento da secretaria, neste ano foram feitos 20 exames e não houve resultado postivo. No ano passado, foram dois notificados, que conseguiram a cura durante o tratamento, de acordo com a assessoria. Em todo Estado, ainda em 2006, foram registrados 1.208 casos novos de tuberculose em todas as formas pulmonares, positivas, negativas e extra-pulmonar. O índice de cura foi de 59,8%, com uma taxa de abandono de 6,7%.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso vem reduzindo o índice de abandono de tratamento da doença desde 1998, quando foi implantada a estratégia de tratamento supervisionado. A idéia é acolher o paciente, que deve tomar o remédio na unidade de saúde onde a enfermidade é diagnosticada, sendo que um profissional ou outra pessoa da família, parente ou amigo pré-orientado supervisiona o uso do medicamento pelo paciente.

A tuberculose é causada por um bacilo que ataca principalmente os pulmões. No entanto, pode atingir vários órgãos do corpo humano, como os rins, coração, gânglios linfáticos, ossos e cérebro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE