PUBLICIDADE

Salários são pagos e servidores da FunSaúde voltam ao trabalho em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Depois de nove dias de greve, os 200 servidores da Ong FunSaúde voltaram hoje, ao trabalho. O fim da paralisação ocorreu mediante ao depósito da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) dos quatro meses de salários atrasados numa conta judicial do Banco do Brasil. Por enquanto, o grupo só aguarda o repasse para as contas individuais.

O valor pago foi de R$ 949,9 mil dos salários e benefícios atrasados desde dezembro de 2007. A decisão para o pagamento imediato foi do dia 2 de abril (quarta-feira) da 23ª região do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do juiz José Hortêncio Ribeiro Júnior, de Barra do Garças.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT), Carlos Alberto de Almeida, foi uma vitória da categoria mediante a pressão da greve, a união do grupo com os demais servidores e com o sindicato.

Desde segunda-feira (31), sete unidades do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) ligados à Funasa tiveram suas atividades interrompidas em Mato Grosso. Ao todo, os pólos de Barra do Garças, Campinápolis, Água Boa, Nova Xavantina, Primavera do Leste (Sangradouro) e Paranatinga atendem mais de 13 mil índios da etnia xavante nas mais diversas áreas, que passam por tratamento de saúde, odontológico e assistência social.

Apesar de encerrarem esse capítulo da discussão com a Funasa, os servidores enfrentam outro impasse. Os contratos com a FunSaúde só estão garantidos até o final do mês e se o órgão não resolver quem será a próxima entidade a assumir a função, o grupo não terá mais o emprego. Na tarde de hoje, a diretoria da Funasa em Brasília se reunirá para traçar os primeiros rumos.

Uma das possibilidades seria Fundação UNISELVA, entidade de apoio à UFMT, para substituir a FunSaúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha com testes rápidos para hepatite começa amanhã em Nova Mutum

Em alusão ao "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as...

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...
PUBLICIDADE