sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Registrados 12 casos de leishmaniose em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Doze casos de Leishmaniose Tegumentar Americana foram registrados em dois meses pela Vigilância Ambiental de Alta Floresta. Aumento de 75% comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram confirmados apenas 3 casos. Em todo 2009, a vigilância registrou 51 casos da doença.

“Esse número nos chamou a atenção e é por isso que nós estamos fazendo esse alerta para que as pessoas nos procurem para fazer o diagnóstico precoce caso suspeite estar com a doença, porque esse diagnóstico e o tratamento imediato vai interromper a transmissão”, explicou Claudiomiro Vieira, gerente da Vigilância Ambiental. Exame e tratamento são gratuitos. O departamento atende entre 7h e 11h e, 13h às 15h.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas, é primariamente uma infecção zoonótica, afetando outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente.

O modo de transmissão habitual é através da picada de insetos que pode pertencer a várias espécies de flebotomíneos, de diferentes gêneros (Psychodopygus, Lutzomya).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE