sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Quem manter quintais com lixo da dengue em Lucas R. Verde será multado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde, em parceria com outros órgãos da Administração Municipal, já está colocando em prática uma série de iniciativas para reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue em todos os bairros de Lucas do Rio Verde. O crescimento do número de focos provocado pelas chuvas levou à intensificação da campanha que vem sendo executada desde o ano passado e à decisão de adotar medidas mais drásticas em relação a atitudes irresponsáveis que têm comprometido o trabalho dos agentes.

Além dos mutirões – já realizados conjuntamente com as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSFs) no início do período chuvoso e que agora serão repetidos –, a notificação dos proprietários de residências e de lotes onde forem encontrados focos também terão prosseguimento. Porém, em caso de reincidência, haverá a aplicação de multa e o encaminhamento da respectiva cópia para a Promotoria Pública. “A dengue pode matar e não podemos admitir que o descaso de uns poucos coloque em risco a saúde dos demais moradores”, disse a coordenadora de Saúde, Terezinha de Cássia Gimenes.

Segundo sua avaliação, embora os índices de infestação em determinados pontos da cidade ainda estejam dentro de limites aceitáveis, em outros, como em alguns bairros centrais, o total de larvas positivas é alarmante e o problema tende a se alastrar para outras regiões urbanas se não forem tomadas providências extremas.

Os focos têm sido encontrados principalmente em lixos domésticos, calhas e terrenos baldios. A campanha também foi intensificada nos meios de comunicação e através de panfletagem e de ampla divulgação visual em locais estratégicos da cidade.

Mesmo sem ter nenhum caso confirmado da doença neste ano, Gimenes vê a necessidade de um maior envolvimento da população para evitar que a situação fuja de controle e se repita o quadro de epidemia verificado no primeiro semestre de 2005. Ao todo, dos 728 casos suspeitos apurados durante o ano passado, 374 registros da doença foram comprovados através de exames laboratoriais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE