quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Quatro bairros em Cuiabá tem alta infestação de dengue

PUBLICIDADE

O trabalho de rotina feito pela equipe do Programa da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses detectou na semana passada, que alguns bairros de Cuiabá estão com elevado índice larval (LI). O levantamento realizado pelos agentes ambientais de saúde constatou que os bairros Pedra 90, Shangrilá, CPA III e Goiabeiras são os que possuem índice de infestação da doença.

De acordo com a supervisora do Programa, a médica veterinária Alessandra Carvalho, o percentual de índice pode variar de zero a 3,9%. Conforme ela, de zero a 1%, o índice é considerado satisfatório, de 1,1% a 3,9% é sinal de alerta, e nos casos em que o percentual é superior a 3,9, é considerado como situação de risco de surto da doença.

Dos quatros bairro com elevado LI, o bairro Pedra 90, localizado na região sul da Capital foi o que atingiu o maior índice, com 20,4%. O Shangrilá, na região leste foi o segundo, com 20,2%. Em terceiro ficou o CPA III, com 9,9%, e em quarto foi o Goiabeiras com 6,5%.

A supervisora do Programa alerta a população para que mantenham os cuidados com lixo da dengue. “Nossas equipes fazem um trabalho diário de vistoria, coleta, tratamento e eliminação dos criadouros da doença. Mas a população tem que seguir as orientações que nossos agentes repassam”, salienta Alessandra.

De acordo com a médica, as pessoas devem observar sempre os locais que possivelmente podem se tornar um criadouro da doença. “Num trabalho recente feito na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) os agentes encontraram larvas do mosquito numa camisinha”, destaca. Por isso, frisa Alessandra, é bom que a população tenha sempre a consciência de que qualquer material ou objeto que possa acumular água pode se tornar um local para o mosquito se desenvolver.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE