No bairro União, em Sorriso, as crianças mesmo em período de férias estão freqüentando diariamente a Escola Geni Terezinha Forgiarine, participando do projeto “Sabor de Férias”, desenvolvido desde o início de janeiro com o objetivo de suprir as necessidades energéticas de alunos da rede municipal de ensino, com alimentos exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Segundo a nutricionista responsável pelo departamento de alimentação escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Ligiane Bazzo da Silva, o projeto piloto está sendo desenvolvido no União, e nas próximas férias deve estender-se para todas as escolas municipais. “O aspecto mais importante deste projeto é o nutricional, pois sabemos das necessidades destas crianças no período em que estão fora da sala de aula e nem por isso deixam de necessitar de aporte calórico. Os minerais e vitaminas são necessários para o crescimento e desenvolvimento normais. A ingestão insuficiente pode ser prejudicial ao crescimento e resultar em doenças”.
Nos centros municipais de educação infantil, além de suprir a criança com nutrientes adequados, são fornecidos alimentos atrativos, preparados de modo seguro e apropriado, considerando os padrões culturais e desenvolvimento. “Experimentar novos alimentos, participar da preparação de um alimento simples e cultivar uma horta são atividades que desenvolvem e intensificam hábitos e atitudes alimentares positivas”, observa Ligiane.