PUBLICIDADE

Projeto divulgará eficácia de medicamentos genéricos no Estado

PUBLICIDADE

Com o objetivo principal de divulgar em Mato Grosso a eficácia dos medicamentos genéricos, o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram ontem, o Projeto Anvisa.

O superintendente do Procon-MT, Angelo Boreggio Neto, destacou a importância do projeto para os consumidores mato-grossenses de medicamentos. O secretário Executivo da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED/ Anvisa), Luís Milton Veloso Costa, também apresentou a estrutura da CMED na Anvisa, reforçando a necessidade da regulação do mercado de medicamentos em todo o país.

O gerente de Monitoramento de Mercado da Anvisa, Bruno César de Almeida Abreu, completou, em seguida, explicando a dificuldade do consumidor em reagir aos preços impostos pelas indústrias de medicamentos e que esta regulação depende de uma decisão política. “Além de não prever quando ficará doente, o consumidor precisa adquirir um remédio específico, prescrito pelo seu médico, que por sua vez indica aquele que ele mais confia – geralmente os que lideram o mercado”, informou.

Já a superintendente Adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz dos Santos, apresentou as ações pontuais do projeto Anvisa no Estado. De acordo com o calendário, em um ano de atividades, todas as farmácias e drogarias de Cuiabá e Várzea Grande serão mapeadas e 79 palestras serão ministradas em 22 municípios, atingindo um público de 15.900 pessoas.

Serão confeccionados, ainda, seis banners e cartazes, duas faixas, 10 mil imãs e adesivos, além de uniformes para os fiscias e bonés e camisetas de brindes para os alunos que assistirão às palestras. O Procon-MT e Anvisa trabalham em conjunto na publicação de cartilhas, folders e demais materiais educativos para ampliar o número de consumidores orientados quanto aos direitos do consumidor e do uso correto dos medicamentos.

Por fim, os dados coletados serão documentados em um banco de dados, mapeando e catalogando o fornecimento de medicamentos genéricos em Mato Grosso. Relatórios sobre a disponibilidade desses medicamentos e as práticas de vendas adotadas pelas farmácias e drogarias também serão produzidos. “Além de combater o falso discurso de que os genéricos não são tão eficazes quanto os medicamentos de marca, esperamos com essas palestras e fiscalizações oferecer um mercado mais seguro aos consumidores”, concluiu Cristiane dos Santos.

Estiveram presentes na solenidade os membros do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), os Coordenadores dos Procon´s municipais de Nobres, Campo Novo dos Parecis, Cáceres, Várzea Grande, Rondonópolis, Guarantã do Norte, Sinop e Primavera do Leste, e demais entidades convidadas (OAB-MT, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Conselho dos Idosos, Conselhos Regionais, Sindicatos e Departamento das Faculdades de Enfermagem, Farmácia e Medicina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE