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Programa TeleLucas fez 950 atendimentos a pacientes em duas semanas em Lucas do Rio Verde

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Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

O programa TeleLucas da secretaria municipal de Saúde já realizou 950 atendimentos on-line para pacientes de Lucas do Rio Verdepara enfrentamento ao Coronavírus, com objetivo orientar, monitorar casos, tirar dúvidas, além de servir como ‘triagem’ para encaminhamento ao pronto atendimento municipal (PAM), evitando assim que aglomerações sejam formadas no local. “É bom esclarecer que o tele atendimento foi regulamentado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina e também decretado pelo ministério da Saúde justamente em decorrência da pandemia”. “É voltado para qualquer tipo de dúvidas e queixas. Em Lucas já tivemos um fluxo bem volumoso, e com muita resolutividade”, explica a médica participante do programa Fernanda Ventura.

Os atendimentos inicialmente são feitos via WhatsApp mas caso haja necessidade o paciente pode ser regulado para a unidade de saúde física. “Muitas mudanças vêm acontecendo desde que tudo começou como forma garantir os atendimentos aos pacientes, a zelar pelo cuidado com o profissional de saúde. É um canal que serve para isso, para que as pessoas se orientem, busquem informações corretas, e que mesmo em suas casas tenham acesso ao atendimento médico, de enfermagem”, salientou.

A médica residente Merura Anjos, que também faz parte do projeto, aponta que apesar de on-line o sistema é o mesmo usado na consulta presencial. “É feito todo o tramite da consulta via prontuário também. De acordo com as queixas que o paciente apresenta, direcionamos esse atendimento dele. Se é respiratória leve que podemos contornar e abordar no TeleLucas, assim fazemos. Além disso, conforme a reclamação podemos também estar pedindo fotos e vídeos”, salientou. “É importante lembrar que sempre pedimos e mantemos sigilo tanto das nossas informações quanto das que recebemos desse paciente. Não expomos a pessoa, e pedimos esse retorno também”, acrescentou.

A profissional ainda frisou que já é perceptível um desafogo nas unidades do município. “Percebemos essa diminuição de volume. De fato a população ainda tem um certo receio até com a questão do TeleLucas, até porque essa ainda é uma questão nova para todos”, expôs.

O TeleLucas é formado por médicos, psicólogos e enfermeiros e atende todos os dias da semana das 7h às 19h sem intervalo para almoço.

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