quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Programa diminui em 90% as complicações crônicas decorrentes do diabetes no Estado

PUBLICIDADE

Na semana em que o Estado apresenta uma programação no controle do diabetes mellitus, a Secretaria de Estado de Saúde tem o que comemorar com a implantação do serviço Pé em Risco. Esse serviço conseguiu diminuir em 90% o número de amputações em diabéticos. Uma das complicações crônicas decorrentes do diabetes, estão as relacionadas com os pés, que causam feridas de difícil cicatrização. E para dar atenção a esse problema o Estado implantou o “Programa Pé em Risco”, coordenado pelo ambulatório do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac),

De acordo com a coordenadora do programa, Ana Helena Dotta, devido à natureza da doença e ao modo como ela se desenvolve surgem infecções que, se não cuidadas, podem prejudicar o paciente. Por isso, a atenção ao problema começa na unidade básica de saúde, que vai encaminhá-lo para o ambulatório.

Os sintomas, que podem ser percebidos pelo médico ou pelo próprio paciente, e que podem indicar a necessidade de um encaminhamento ao ambulatório são: falta de circulação nas extremidades do corpo, especialmente pernas e pés, infecção na pele dessa região e neuropatia, que ocorre quando o portador de diabetes sente dores nos pés ou queimação embora não tenha surgido qualquer ferida.

Conforme Ana Dotta, no ambulatório o paciente encontra equipes multidisciplinares compostas por cirurgião vascular, ortopedista, fisioterapeuta, enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão dar atenção ao problema. Além de ter consultório de atendimento médico, há uma sala de curativo limpo, sala de curativo contaminado e sala de pequenos procedimentos cirúrgicos. “O ambulatório acompanha o usuário do Sistema Único de Saúde (Sus) nos cuidados preventivos, no tratamento da ferida e na internação do paciente, quando e se necessária”, afirmou.

Ana Dotta explica que atualmente, o Cermac é o único centro que oferece este tipo de serviço no Estado e tem sido referência para a região Centro-Oeste em atendimento, mas a meta é descentralizar o serviço. Seguindo a política pública de interiorização da Saúde, o programa já realizou uma capacitação de profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, de unidades de saúde de Cuiabá e Várzea Grande.

Ana Helena disse que a capacitação também será levada para os municípios do interior de Mato Grosso a partir do ano que vem. “Vamos capacitar os profissionais do interior para que estejam fazendo o diagnóstico precoce, para que orientem os pacientes a terem os devidos cuidados com os pés para evitar as complicações e possíveis amputações”, comentou. O programa também mantém uma parceria com o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) que confecciona os calçados especiais para proteger os pés dos portadores de diabetes.

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência de Atenção Integral a Saúde (Sai) promove, entre os dias 10 e 18 de novembro, a Campanha Estadual contra o Diabetes que tem como principal objetivo orientar e esclarecer a população sobre as formas de prevenção da doença. O tema da campanha nacional é: “Cuide dos seus, pés. Evite amputações.

As atividades terão início no auditório da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), dia 10 de novembro, a partir das nove horas da manhã, com uma palestra sob o tema: A Prevenção e o Tratamento do Diabetes, tendo como palestrante a médica endocrinologista,Luciana Abílio Diniz. No período da tarde, a partir das 2 horas, no mesmo local, os servidores poderão ter acesso a testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e distribuição de materiais educativos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE