quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Programa desenvolvido em Sorriso será apresentado em congresso internacional

PUBLICIDADE

A Fédération Internationale d´Education Physique, a FIEP, convidou a educadora física Carla Izabela Bonzanini e a nutricionista Cláudia Inês Sônego, da prefeitura sorrisense, para exporem, no principal congresso internacional da entidade, a forma como Sorriso desenvolve os grupos de caminhada junto a seus agentes comunitários de saúde.
O trabalho das profissionais, lotadas na Secretaria de Saúde, será apresentado no "Seminário de Atividade Física na Atenção Básica à Saúde", parte da programação do 27º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP, que também tem o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física do Brasil – como um de seus realizadores.

O secretário Ednilson de Lima Oliveira disse que "o convite é uma forma de reforçar o reconhecimento ao trabalho da equipe da secretaria, em especial do NASF, trabalho no qual tenho imensa confiança, até porque o resultado disso a gente pode ver nos olhos das pessoas que participam, não só nos grupos de caminhada, mas também nos grupos de hidroginástica para gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos, natação para crianças com obesidade e também nos eventos, como as corridas e caminhadas".

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) existe desde 2009 e mantém programas voltados à saúde preventiva. O principal objetivo desse trabalho é fortalecer a saúde do cidadão e aumentar sua qualidade de vida por meio de ações estratégicas que previnam diversos fatores de risco para a saúde da população.

Sorriso tem 16 grupos de Caminhada Orientada, sendo dois deles nos distritos (um em Boa Esperança do Norte e um em Primavera). Aproximadamente 500 pessoas participam. As caminhadas são acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde e estes, por sua vez, recebe o apoio matricial do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, suporte que compreende, entre outras iniciativas, a capacitação dos agentes para a proposta do programa e o acompanhamento de sua aplicação prática.

De acordo com a educadora física Carla Izabela Bonzanini, "o programa Caminhada Orientada vai ao encontro dos objetivos do Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde: alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade".

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop fecha mês com mais duas mortes por chikungunya, aponta secretaria

Mato Grosso teve 58 óbitos confirmados por chikungunya neste...

Lucas do Rio Verde libera vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para...
PUBLICIDADE