O prefeito Chicão Bedin lança amanhã, a partir das 8h, na escola municipal Valter Leite, o programa de saúde bucal Sorriso Sorridente, com a distribuição de 20 mil kits de higiene bucal, em todas as unidades de ensino da rede. Idealizado pela Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, inicialmente atingirá as crianças de 4 a 14 anos, ensinando práticas preventivas da higiene bucal, como por exemplo, trocar as escovas de dentes a cada três ou quatro meses.
De acordo com o coordenador Nestor Werner, "é provado cientificamente que após 4 meses de uso a escova de dentes perde sua eficiência, por isso é importante que após esse período elas sejam substituídas".
Por meio do último levantamento epidemiológico, realizado nos meses de junho e julho deste ano, a Coordenação de Saúde Bucal constatou que o índice de dentes cariado, perdido e obturado (CPOD) entre as crianças do município está elevado.lPara crianças de 5 anos o índice é de 4,7. Já para 12 anos, 5,8 respectivamente, sendo que o preconizado pela Organização de Mundial da Saúde era de 3 no ano de 2000.
O objetivo da Secretaria de Saúde com a realização deste programa é reduzir este índice, oferecendo as crianças maior qualidade de vida e hábitos saudáveis.
O levantamento deve ser feito anualmente, porém o último realizado em Sorriso, foi há mais de cinco anos, quando apontava uma média de 3. De acordo com o poder público, este foi um dos fatores responsáveis pelo bloqueio de recursos destinados à saúde bucal no município.