sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Profissionais do Nortão são capacitados em análise e diagnóstico laboratorial

PUBLICIDADE

Seguindo a política de descentralização das ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o MT-Laboratório vem capacitando profissionais da área da saúde nos mais diversos municípios de Mato Grosso em análise e diagnóstico laboratorial. “Nosso objetivo é manter o controle e qualidade dos exames, permitindo a realização de ações preventivas e assistenciais”, disse o diretor geral do MT-Laboratório, biomédico João Batista Calabresi Villa.

Conforme a coordenadora do MT-Laboratório, Kátia Bacelo, neste ano, 88 profissionais, de nível médio e superior, já foram capacitados em análise de água de consumo humano, diagnóstico laboratorial da tuberculose, hanseníase, malária e leishmaniose. Os municípios beneficiados pela capacitação do Estado nestas áreas foram: Água Boa, Confresa, Gaúcha do Norte, Juína, Porto Alegre do Norte, Cláudia, Ponte Branca, Canabrava do Norte, Nova Xavantina, Santo Antônio do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande. “O MT-Laboratório é responsável pela coordenação, normatização e monitoramento da rede de laboratórios que atende ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A capacitação descentralizada visa o fortalecimento dos serviços da rede SUS”, disse, João Villa.

Já na área de biossegurança laboratorial, o MT-Laboratório treinou outros 140 técnicos dos municípios de Rondonópolis, Água Boa e os pertencentes à Baixada Cuiabana. Os temas abordados dizem respeito às práticas gerais de segurança laboratorial, as técnicas adequadas de limpeza, desinfecção e o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC). Cada curso tem carga horária de 20 a 40 horas. ”Há previsão de realização destes cursos nos municípios de abrangência às regionais de Tangará da Serra e Diamantino. A intenção é atingir aos trabalhadores de saúde de todo o Estado. Além disso, os próximos cursos de biossegurança laboratorial serão ministrados na Escola de Saúde Pública em Cuiabá”.

João Villa destacou a importância da capacitação dos profissionais na área de saúde principalmente na laboratorial, que permite a agilidade, rapidez no diagnóstico das doenças e o controle da qualidade dos exames. As aulas, teóricas e práticas, são ministradas por profissionais do próprio MT-Laboratório, que foram treinados pelo Ministério da Saúde (MS) e qualificados para serem multiplicadores das informações. “Os cursos são realizados o ano todo e o MT-Laboratório está aberto para capacitar os profissionais da rede pública ou privada que atende pelo SUS”, informou. O agendamento pode ser feito por meio dos Escritórios Regionais de Saúde ou pelos gestores municipais.

Criado para ampliar o atendimento à saúde pública de Mato Grosso, o MT-Laboratório é responsável por realizar análises de interesse de saúde pública, apoiando o Sistema Estadual de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, além de realizar os procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade para complementação de diagnóstico.

O MT-Laboratório possui cerca de 160 servidores, entre biomédicos, farmacêuticos bioquímicos, médicos, biólogos, enfermeiros, auxiliares de laboratório e outros profissionais da saúde. Os serviços laboratoriais estão sendo atendidos em três frentes: Coordenadoria de Laboratório de Saúde Pública (Lacen), Coordenadoria de Análises Clínicas e Coordenadoria de Citopatologia. O MT-Laboratório está localizado junto ao Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), na Prainha, em Cuiabá, executa os serviços gratuitamente aos usuários do SUS.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE