sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Procura da vacina contra meningite aumenta 90% em Sorriso

PUBLICIDADE

O aumento na procura pela vacina contra meningite não foi só em Sinop. Em Sorriso, nos últimos dias, as vendas aumentaram cerca de 90%. Conforme informações da clínica que possui a vacina, a ocorrência de alguns casos em Cuiabá e um em Sinop, que vieram a óbito, alertaram a comunidade.

Neste ano, foram registrados 08 casos da doença em Sorriso sendo 04 virais, 03 meningocócicas (bacteriana), e uma por fungos, que veio a óbito. A meningite viral é considera mais branda e não possui vacina. Já a meningocócica é a mais perigosa, tendo as vacinas disponíveis. As meningites transmitidas por fungos são incomuns e ocorrem em pessoas com depressão ou mau funcionamento do sistema imunológico, é o que explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alzira Yanagi.

No ano passado, foram registrados apenas 03 casos de meningite no município. Desses uma viral e duas meningocócicas. Alzira enfatiza que os números não são assustadores, visto que não existe uma forma de controlar a doença.
Alguns cuidados podem ser tomados com a doença, especialmente com as crianças, como ficar em ambientes limpos e ventilados. Se a criança apresentar algum dos sintomas da doença, como febre, coriza, mal estar, vômito, deve ser levada ao médico e evitar locais aglomerados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE