Saúde

Procura da vacina contra meningite aumenta 90% em Sorriso

O aumento na procura pela vacina contra meningite não foi só em Sinop. Em Sorriso, nos últimos dias, as vendas aumentaram cerca de 90%. Conforme informações da clínica que possui a vacina, a ocorrência de alguns casos em Cuiabá e um em Sinop, que vieram a óbito, alertaram a comunidade.

Neste ano, foram registrados 08 casos da doença em Sorriso sendo 04 virais, 03 meningocócicas (bacteriana), e uma por fungos, que veio a óbito. A meningite viral é considera mais branda e não possui vacina. Já a meningocócica é a mais perigosa, tendo as vacinas disponíveis. As meningites transmitidas por fungos são incomuns e ocorrem em pessoas com depressão ou mau funcionamento do sistema imunológico, é o que explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alzira Yanagi.

No ano passado, foram registrados apenas 03 casos de meningite no município. Desses uma viral e duas meningocócicas. Alzira enfatiza que os números não são assustadores, visto que não existe uma forma de controlar a doença.
Alguns cuidados podem ser tomados com a doença, especialmente com as crianças, como ficar em ambientes limpos e ventilados. Se a criança apresentar algum dos sintomas da doença, como febre, coriza, mal estar, vômito, deve ser levada ao médico e evitar locais aglomerados.