sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura vai cadastrar poços tubulares e analisar qualidade de água em Sorriso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso realizará amanhã, às 8 horas, capacitação com os agentes de saúde ambiental e as agentes Comunitárias de saúde. O evento, que será realizado no auditório Flor da Soja, tratará dos temas: “queimadas no perímetro urbano” e “cadastro de poços tubulares”.

O Secretário de Saúde, Elso Rodrigues, explica que os agentes serão responsáveis pelo cadastramento de todos os poços tubulares de Sorriso. “Com essa informação em mãos, iremos recolher amostras da água e mandar para análise. De posse dos resultados, poderemos avaliar a qualidade da água consumida pela população, afinal, a água é o maior condutor de saúde e de doenças também. Poços construídos próximos a fossas, por exemplo, podem acarretar em inúmeras doenças”, observa o secretário.

No Brasil, 50 mil bebês morrem, por ano, de diarréia, e as doenças associadas à água de baixa qualidade correspondem a 65% dos casos de internações hospitalares. A condição e localização de sistemas de exploração de água subterrânea através de poços, são fatores importantes para determinar o perigo de contaminação da água potável. Além disso, as atividades que ocorrem nas áreas próximas aos poços podem afetar a qualidade da água.

Existem contaminantes que só afetam a aparência da água e podem ser detectados com uma simples investigação visual, enquanto outros não são tão evidentes, mas podem causar graves problemas para a saúde, podendo provocar até a morte. Como exemplo destes últimos, estão os defensivos agrícolas tóxicos e bactérias coliformes.

O outro tema a ser abordado na capacitação será a queimada urbana, que já é um termo altamente difundido entre os agentes de saúde do município. Ela é proibida pelo Código de Postura de Sorriso. “A população deve se conscientizar que queimar galhos e folhas, ou lixo, varrido e amontoado da calçada, lote ou quintal de qualquer espaço urbano é errado porque a fumaça produzida apresenta vários efeitos prejudiciais para a saúde”, destaca Rodrigues.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE