A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma série de ações no intuito de ampliar o trabalho de combate e orientação à tuberculose e hanseníase na cidade de Sinop. Foi iniciado na última semana um trabalho de orientação com os Agentes de Saúde da Família e Agentes de Saúde Ambiental. O objetivo é fazer com que informações sobre os meios de transmissão da doença, sintomas, tratamento e riscos à saúde cheguem de uma maneira mais rápida, simples e eficaz até a população.
A coordenadora do programa de tratamento a hanseníase e tuberculos, Jussara Wolhmuth, destaca que muitas pessoas desconhecem inclusive, que os Postos de Saúde da Família oferecem tratamento gratuito. “A prefeitura oferece não só exames, como todo o tratamento com medicação. Queremos que a comunidade tenha informações suficientes para que possa perceber a doença e buscar tratamento para que possamos registrar e fazer o controle” explicou.
No local onde funcionava o Posto de Saúde Central, que está em reformas, funcionará um Centro de Tratamento Especializado em Hanseníase e Tuberculose e os pacientes terão todo o acompanhamento necessário para evoluírem para a cura.
Em 2007, 78 pessoas com hanseníase faziam o acompanhamento médico através do Programa da Prefeitura, neste ano foram diagnosticados mais 76 casos em Sinop. A Secretaria de Saúde ainda registrou no ano passado 21 casos de tuberculose, em 2008, o número caiu para sete.
A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos graves. A tuberculose também é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões.