A equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Sinop iniciou o quarto levantamento que tem como objetivo verificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos, que ocorrem por amostragem em toda cidade, devem ser concluídos na sexta-feira (28).
“Esse é o último levantamento do ano para saber como está o índice de infestação do Aedes Aegypti. Com o início das chuvas é importante essa atividade pois é uma fotografia dos locais onde o Aedes está prevalecendo, permitindo a Secretaria de Saúde trace estratégias de combate ao vetor”, explicou o coordenador do Centro, Alef de Souza.
O levantamento é desenvolvido por amostragem (uma casa a cada cinco) e tem como objetivo estar abaixo ou, no máximo, na meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 1%. Na primeira pesquisa neste ano, em janeiro, o índice estava em 7,1%; em abril, de 5,0% e, em junho, 1,9%.
Em Sinop, de janeiro até setembro, foram registrados pelo menos 2,1 mil casos confirmados da doença sendo que um resultou em morte.
No último dia 14, a Secretaria de Saúde encerrou o mutirão preventivo “Todos Contra Dengue”, iniciado em agosto e que passou por 25 bairros previamente selecionados, considerando os resultados alcançados nos Levantamentos da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM) e historicidade.
Ao todo, foram aproximadamente 20 mil imóveis vistoriados, 272 focos eliminados, 40 notificações emitidas e 65 caçambas de entulhos retiradas da cidade.