sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: prefeitura inicia 4ª etapa de cirurgia de olhos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

Começou, hoje de manhã, a quarta etapa das cirurgias dos olhos em Sorriso. Nesta fase são realizados 150 procedimentos de cirurgias de cataratas, através  secretaria de Saúde e Saneamento. A ação faz parte do Programa Mais Saúde, que é custeado com recursos do município.

Os procedimentos serão feitos no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), pela equipe médica que vem de Cuiabá. Com esse mutirão, o município já contabiliza 1.350 procedimentos cirúrgicos de olhos (cataratas e pterígio).

“Não posso dizer que vamos zerar a fila das cirurgias dos olhos, mas o objetivo é que ficamos mais próximo possíveis de zerar. Até o fim do ano não teremos mais pessoas esperando, dois, três e até mais de quatro anos para fazer a cirurgia. São pessoas que perderam a qualidade de vida, devido não enxergar direito e que agora vão volta ver novamente. Estamos trabalhando para agilizar situações como exames e cirurgias de baixa complexidade, que podem ser feita no município, afim de amenizar o sofrimento das pessoas que esperam tanto tempo ” ressaltou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

As 150 cirurgias serão realizadas em dois dias, sendo 75 hoje, outras 75 neste sábado. O prefeito Ari Lafin esteve hoje pela manhã no AME, juntamente com vice-prefeito Gerson Bicego, acompanhando os trabalhos da equipe.

“Me sinto muito feliz em saber que vocês sairão daqui, com a visão reestabelecida, podendo ver novamente de forma clara, depois de tanto tempo esperando. E o que é melhor, sem ter que ir até a capital, numa viagem longa e demorada. Vão fazer aqui e ir para casa repousar. Nós estamos investindo em saúde mais de 30% do orçamento do município. Fazendo a parte que não é de nossa responsabilidade e sem reclamar, pois sabemos que o Estado não tem condições de fazer e as pessoas não podem ficar sofrendo esperando e sem ter uma previsão”, disse o prefeito.

Lafin lembrou ainda, de outros procedimentos que foram comprados através do Consórcio de Saúde. “ Além das cirurgias dos olhos, também, estamos fazendo cirurgias de adenoide, tímpano e amígdala, em crianças de até 10 anos. Estamos fazendo cirurgias de histerectomia e hérnia e útero e temos o mutirão dos exames de alta complexidade que são de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Tudo custeado com recursos da prefeitura para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, ressaltou, por meio da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE