Saúde

Prefeitura de Sorriso lança mutirão de consultas oftalmológicas

A secretaria municipal de Saúde e Saneamento lançou este mês, o mutirão de  consultas oftalmológicas. Nesta primeira fase serão realizadas cerca de 300 consultas. A ação tem como objetivo reduzir a fila de espera, que passa de 4,5 mil pessoas aguardando para consultar com oftalmologista.

“Temos uma demanda muito grande de consultas com oftalmologista, são pessoas esperando há mais de 2 anos, sofrendo sem conseguir enxergar direito. Então nós apresentamos essa demanda ao prefeito Ari Lafin, que determinou que encontrássemos uma saída para amenizarmos essa situação. Através do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, a prefeitura adquiriu esses serviços médicos e vamos realizar todo mês 300 consultas”, explicou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro .

O município de Sorriso tem atualmente três médicos oftalmologistas que atendem diariamente no Ambulatório Multiprofissional Especializado. “Nós temos nossos  médicos que são contratados pela prefeitura e realiza uma média de 360 consultas por mês, mas nossa demanda reprimida é grande, por isso a contratação extras desses serviços vão agilizar o atendimento de que espera há tanto tempo, explicou Marchioro.

Além do Mutirão de Consultas Oftalmológicas, a prefeitura de Sorriso já realizou 1.300 cirurgias de cataratas e pterígio. A previsão é realizar 1,5 mil cirurgias de olhos até o final de 2019. Nos últimos dois anos foram realizados outros mutirões, como de ressonância e tomografia, de cirurgias de amígdalas, adenoide e tímpano, de endoscopia, de cirurgia de útero, todos custeados com recursos próprio do município.

Redação Só Notícias (foto: Ney Pinheiro/arquivo)