Saúde

Prefeitura de Sorriso intensifica ações de combate à dengue em bairro com alto número de infestação

A secretaria de Saúde e a de Obras de Sorriso, estão realizando um trabalho mais intenso no combate a focos de dengue no assentamento Jonas Pinheiros. Já é possível encontrar resíduos sólidos e utensílios em desuso amontados as margens da via, onde moradores que estão participando do mutirão de limpeza para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. A secretaria de Obras e Serviços Urbanos está auxiliando e estará passando recolhendo na próxima segunda-feira (13).

Esta ação que busca eliminar os criadouros do mosquito e diminuir o número de focos de dengue no assentamento. “A forma mais fácil de combater o mosquito é não deixar ele nascer. Se não tiver objeto com água para ele colocar os ovos, não teremos reprodução. O levantamento do índice de infestação aponta que no assentamento está em 11,55%, e o aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Com essa ação e apoio dos moradores, acreditamos que vamos reduzir esse índice. Dengue é coisa séria. Esse mosquito que mata não pode nascer.”, explicou a coordenadora da vigilância em saúde, Taynná Vacaro.

Durante esta semana, que antecede a coleta dos resíduos os agentes de endemias estão visitando os moradores do assentamento e orientando os moradores.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)