PUBLICIDADE

Prefeitura de Lucas oferece vacina pentavalente que combate várias doenças

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da secretaria municipal de Saúde, oferece gratuitamente a vacina pentavalente às crianças do município. Em 2022, a secretaria ultrapassou a meta e chegou a imunizar mais de 95% do público-alvo, que são bebês aos dois, quatro e seis meses. Se comparado a 2021, com a marca de 75,92%, o aumento foi de mais de 23%.

O imunizante protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, além de combater a bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib), responsável por doenças de transmissão respiratória, sendo a mais grave a meningite. Essa e demais vacinas podem ser encontradas nos PSFs, em todas as salas de vacinas com funcionamento das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Ao nascer, o organismo humano não possui as defesas necessárias para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. As vacinas ajudam a diminuir os riscos de doenças e possibilitam um crescimento saudável. Durante o primeiro ano de vida, o bebê recebe um número maior de vacinas, diferente de outras etapas da infância e vida adulta.

A vacina também impede infecções causadas pelo Haemophilus Influenzae tipo b, que causa diferentes doenças infecciosas com complicações graves, como pneumonia, inflamação na garganta, dor de ouvido, infecção generalizada na corrente sanguínea, inflamação em uma membrana do coração, inflamação das articulações e sinusite.

Segundo a prefeitura, manter o calendário vacinal em dia é importante para garantir proteção à saúde de todos e evitar a volta de doenças que já não fazem mais parte do cotidiano, como a coqueluche, sarampo, paralisia infantil e até mesmo a Covid-19, na forma mais grave da doença.

A prefeitura ainda informou que Lucas do Rio Verde conta com vacinas para todas as etapas da vida: criança, adolescente, adulto e idoso, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). O Município possui 15 salas de vacinas, além de duas no setor rural. Lembrando que a vacina é o melhor remédio, você se protege e protege também quem você ama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE