quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura confirma um caso de “varíola dos macacos” em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso confirmou que recebeu o laudo dos dois casos suspeitos de varíola do macaco (Monkeypox). Um dos casos – especificamente da segunda pessoa que teve contato com a primeira suspeita teve o resultado positivo. Já da primeira coleta, o resultado foi negativo.

No entanto, a equipe técnica da Semsas e da secretaria estadual de Saúde trata como caso provável devido ao histórico de viagem para local com casos de registros. Os laudos são do Laboratório Central do Estado.

A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica pontua ainda que ambas as pacientes não apresentam mais nenhum sintoma e já tiveram alta médica. Ainda assim, segue o acompanhamento das pessoas que tiveram contato com as pacientes. Até o momento ninguém apresentou sintomas.

A secretaria de Saúde ressaltou que a enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas (vesículas) ou lesões pelo corpo.

A recomendação da secretaria é que quem viajou para áreas com registros de casos ou teve contato com pessoas com lesões de pele ou lesão na área genital deve ficar atento aos sintomas. Quem sentir sintomas deve procurar ou uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.

O Ministério da Saúde também alerta que a contaminação se dá principalmente no contato pele/pele. E além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio de secreções ou do compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas. E a melhor forma de prevenção é evitando contato direto com pessoas contaminadas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE