PUBLICIDADE

Prefeito cobra apoio da população no combate a dengue em Lucas

PUBLICIDADE

Reunido com os demais integrantes do comitê de combate às doenças tropicais para reforçar o controle de focos de mosquitos transmissores, o prefeito Marino José Franz quer uma atitude mais firme e maior envolvimento da população. “Novas medidas serão tomadas para evitar que a doença vire uma epidemia no município, mas a primeira providência deve ser tomada dentro de cada quintal e moradia”, declarou.

A fiscalização nos terrenos baldios será redobrada e haverá aplicação automática de multa aos proprietários que não aderirem à limpeza dos lotes. Os trabalhos de drenagem nas valetas tendem a ser contínuos com a colocação de cal virgem nas poças de água parada para evitar o desenvolvimento de criadouros do mosquito.

De acordo com os relatórios de focos constatados esta semana pelos agentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, o índice médio de infestação ficou em 2,12%, bem acima do normal. Segundo a coordenadora de Endemias, Miriam Campos, já foram feitas 131 notificações de janeiro até agora e 29 casos de dengue estão confirmados. “A cada ano o mosquito se torna mais resistente aos métodos convencionais de combate e o surgimento de um novo tipo de vírus torna a situação ainda mais séria e alarmante”, adverte.

Em todos os bairros da cidade foram encontrados focos do mosquito transmissor da doença, seja em lixos domésticos, seja em terrenos baldios. Como o sucesso do combate ao agente transmissor requer uma série de ações preventivas que vai muito além do trabalho desenvolvido cotidianamente pelos agentes de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado multiplicar sua força com o envolvimento de setores fundamentais para conscientizar a população e evitar a propagação da doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE