Saúde

Portador de deficiência auditiva terá atendimento especializado em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, promove nos dias 24 e 25, um encontro para a apresentação do projeto “Atenção à saúde auditiva”, com os profissionais do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa, de Cuiabá. O foco será o ensino fundamental. Participarão do treinamento inicial, que acontecerá no colégio Professora Ivete de Lourdes Arenhardt, a partir das 13 horas, os coordenadores pedagógicos das escolas municipais e estaduais, assistentes sociais, fonoaudiólogas, entre outros profissionais.

A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, do Ministério da Saúde, prevê o atendimento integral a portadores de deficiência auditiva com ações que englobam a atenção básica, de média e de alta complexidade. Com esta nova política, a reabilitação dos casos que necessitam de aparelho auditivo vai envolver ainda um trabalho de acompanhamento do uso desses equipamentos e, quando necessário, de terapia fonoaudiológica. Todo esse trabalho será realizado em Sorriso pela equipe coordenada pela fonoaudióloga Thaby Christina Nunes.

Com o desenvolvimento da Medicina e da tecnologia em todo o mundo, tornou-se possível obter recursos para a melhoria da qualidade de vida e inclusão das pessoas com deficiência. Entre elas, os problemas relacionados à audição. Hoje, por meio de tratamento clínico especializado ou uso de aparelho auditivo, pode-se recuperar a sensibilidade do ouvido ou atenuar a perda da audição. No Brasil, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 2,25 milhões de brasileiros com dificuldades na audição.