PUBLICIDADE

Pesquisadores da Unemat buscam soluções terapêuticas através do óleo extraído do jacaré-do-pantanal

PUBLICIDADE
Só Notícias

Pesquisadores da Universidade do Estado de  Mato Grosso estão desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de analisar dois óleos extraídos de subprodutos do abate do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) de zootecnias, como forma de uso terapêuticos. O uso da fauna para fins terapêuticos é uma prática antiga buscando agregar valores aos produtos naturais. Com isso surge a bioprospecção, que comunga as áreas econômicas e biológicas, diversificando as oportunidades terapêuticas com a finalidade da descoberta de novos compostos químicos potencialmente úteis à sociedade.

Estudos internacionais verificaram a eficácia do óleo de Crododylus siamensis (crocodilo-siamês) na cicatrização e atividades  anti-inflamatória e antimicrobiana do óleo de Crocodylus nilocoticus (crocodilo-africano). Com isso os pesquisadores estão analisando os óleos extraídos da glândula paracloacal do jacaré-do-pantanal com potencial antimicrobiana, e das vísceras que não apresentou toxicidade para células  in vitro, tornando-o um recurso com potencial terapêutico, mas que demandam pesquisas que garantam a extração economicamente viável e segurança no uso in vivo, pois todo o estudo é feito de aproveitamento de um descarte das zootecnias de jacarés do pantanal.

“O jacaré-do-pantanal (C. yacare) é uma legitimo animal pantaneiro. Ele é rústico e tolera condições bastante desfavoráveis. Nesse sentido, ele pode estar associado a microorganismos potencialmente patogênicos (agente infeccioso ou etiológico animado) aos humanos. Por isso é necessário a pesquisas sobre segurança dos extratos. Os próximos passos da pesquisa incluem a aferição de citotoxicidade e potencial de cicatrização in vivo por esses óleos”, destaca o pesquisador.

O trabalho é coordenado pelo professor Leandro Nogueira Pressinnotti, com fomento do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), com auxílio de alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unemat e dois artigos científicos internacionais foram publicados, um na Science Direct e na Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim da Fiocruz informa alto risco de síndrome respiratória aguda em Mato Grosso

Novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado...

Sobe para 6 números de óbitos por chikungunya em Sinop

A secretaria estadual de Saúde atualizou, ontem, os dados...

Juara vai fortalecer transporte de pacientes e destina mais R$ 900 mil

A administração pública em Juara (300 quilômetros de Sinop)...

Dia D de Vacinação tem 1,5 mil doses de vacinas aplicadas em Sinop

A secretaria Municipal de Saúde confirmou que foram aplicadas...
PUBLICIDADE