sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesquisa revela aumento do consumo de cigarros entre adolescentes do sexo feminino

PUBLICIDADE

Mais de 500 estudantes do ensino fundamental e médio do Amazonas participaram hoje da Corrida Pelo Fim do Tabagismo, organizada pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) para chamar a atenção de todos para os danos causados pelo cigarro à saúde. A corrida marcou a passagem do Dia Nacional de Combate ao Fumo.

A FCecon teve como parceiras na iniciativa a Liga Amazonense contra o Câncer e as Secretarias estaduais de Educação e de Esporte, Juventude e Lazer. O objetivo das instituições, ao levar o assunto à discussão com os jovens, foi tentar impedir o contato com o cigarro. Isso porque, de acordo com especialistas, 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos.

Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) revelou diminuição no número de fumantes brasileiros maiores de 18 anos, que passaram de 34,8% para 22,4%. O percentual indica queda anual de 2,5% no número de fumantes. A pesquisa constatou também redução na média de cigarros consumidos por dia, que passou de 13,3% para 11,6%.

Em Manaus, pesquisa feita no ano passado pela FCecon apontou prevalência do tabagismo em estudantes do ensino fundamental e médio na cidade. Os estudos mostraram que o fator preponderante para que o jovem se torne fumante é a experimentação. Em Manaus, tanto a prevalência de experimentação (40,12%) quanto a de tabagismo atual (13,92%) observada entre os estudantes foi elevada. Um dado preocupante revelado pela pesquisa é o aumento do consumo entre adolescentes do sexo feminino no Amazonas.

Segundo o cardiologista e coordenador do Programa de Combate ao Tabagismo da FCecon, Aristóteles de Alencar, que participou da pesquisa, o Amazonas segue uma tendência nacional: “O que mais preocupa agora é o aumento do consumo entre adolescentes do sexo feminino, embora não se saiba ainda quais as causas disso. De modo geral, em nível nacional, observa-se uma estabilização do consumo do cigarro. Nosso objetivo é fazer com que os adolescentes nuncam experimentem o cigarro, porque 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos”, disse ele.

Apesar de ter aumentado o número de fumantes do sexo feminino, a pesquisa da FCecon verificou que, na análise por sexo, em média, as meninas fumam menos que os meninos, havendo 31% que fumam em média um cigarro por dia. Os meninos, por outro lado, somam 26,27%, que fumam de dois a cinco cigarros por dia.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído por lei federal em junho de 1986, estabelece ações em âmbito nacional para alertar a população sobre os males causados à saúde pelo fumo. Em todo o mundo, os problemas gerados pela dependência química do cigarro intensificaram a luta contra o tabagismo. O hábito de fumar também é motivo para o aparecimento do câncer, principalmente os de pulmão, laringe, boca, esôfago e estômago.

Alencar considera positivas as ações do Dia Nacional de Combate ao Fumo e destaca a maior conscientização da população brasileira sobre os males causados por essa prática. “O mais importante de tudo é que, hoje, a população como um todo já tem consciência de que o cigarro faz mal e já demonstra um comportamento que faz com que o cigarro seja um hábito socialmente não aceito”, concluiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE