Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, participam na próxima terça-feira de uma passeata contra a dengue, promovida pela Secretaria de Saúde de Sorriso. Os estudantes reúnem-se em frente ao paço municipal, às 8 horas, e participam de uma solenidade de abertura, seguindo posteriormente até a Praça da Juventude.
Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Marcelo Oliveira, a secretaria comemora a redução dos casos de dengue este ano, já que foram registrados apenas quatro em Sorriso, das 150 notificações feitas. O objetivo da passeata, segundo ele, é conscientizar a população para a importância de eliminar em 100% os casos de dengue, e além disso, para os cuidados que devem ser tomados nas residências e comércio em geral.
Os casos diminuíram em Sorriso graças a um trabalho bem planejado de combate ao mosquito Aedes Aegyphi, transmissor da doença, e de maior conscientização junto à população. O serviço de saúde, conforme informou Oliveira, travou luta ferrenha para combater o mosquito, registrando visitas em mais de 13 mil residências no primeiro ciclo e em mais 14,5 mil no segundo, além das mais de duas mil visitas em estabelecimentos comerciais.
As ações da Secretaria Municipal de Saúde desde janeiro deste ano provam o compromisso da administração municipal com a saúde da comunidade. Em diferentes setores da área são visíveis programas e campanhas que contemplam bairros e distritos. Os números de ações, assim como vimos no que refere-se as visitas feitas pelos agentes de saúde, comprovam os investimentos. “Estamos cumprindo todas as metas estabelecidas pelos órgãos de saúde regional, estadual e nacional, buscando atuar com responsabilidade em prol da qualidade de vida de toda a população”, observou o secretário municipal de Saúde, Elso Rodrigues, ao destacar a realização diária, semanal ou mensal de inúmeros trabalhos, entre eles o mutirão da dengue, que acontece no dia 19 de cada mês.