firme trabalho do Governo do Estado com a parceria da iniciativa privada na política de sanidade animal resultaram no maior índice de cobertura vacinal obtido nos últimos anos contra a febre aftosa, que foi de 99,45%. O Estado completou também, nesta semana, 10 anos livre da doença. Os números foram mais uma vez enfatizados pelo governador Blairo Maggi ao realizar nesta quarta-feira, a entrega de 72 veículos a unidades do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e comemorar os números apresentados pelo Estado.
A compra dos veículos também foi possível graças à contribuição do Fundo de Competitividade da Carne Bovina, possibilitando a renovação de parte da frota do Indea e incrementando o trabalho nas 72 unidades locais de execução do órgão.
“Esses dez anos sem a aftosa e os últimos números apresentados demonstram a firme parceria e a responsabilidade entre Governo e produtores. O envolvimento da classe produtora foi fundamental para que o Estado atingisse esse status. Dessa forma, temos mais respaldo para tomar as principais providências, como reivindicar junto à União Européia a habilitação de 100% do Estado para exportação de carne”, afirmou Maggi, acrescentando ainda que o Governo está buscando realizar a “lição de casa” com responsabilidade.
“Com os investimentos e o auxílio que recebemos do Governo Federal, vamos instrumentar ainda mais o Indea de forma a garantir mais agilidade nos serviços prestados, para que produtores ganhem mais rapidez no pagamento de impostos e a comunicação da vacinação possa ser feita em tempo hábil”, afirmou o governador ao falar de outra prioridade para 2006, que é a informatização de 100% das unidades do Indea.
Hoje, 50% da área produtora de bovinos de mato Grosso ainda não possuiu habilitação para exportar para a União Européia. Na última etapa da campanha contra aftosa, o rebanho existente na área, de 13.241,651 milhões de cabeças, obteve um índice vacinal semelhante ao da área já habilitada. Porém, produtores alegam que, pelo fato de não possuir habilitação total, a diferença entre a carne comercializada entre as duas áreas chega a 10%.
“Habilitando todo Mato Grosso traremos maior ganho aos produtores, que são o elo mais importante nessa cadeia pecuária e, conseqüentemente, ao Estado”, disse o governador, que agradeceu ainda a dedicação dos servidores do Indea e a parceria com o Fundo Emergencial contra a Febre Aftosa.
Em nome dos municípios contemplados com os veículos, o prefeito Celso Banazeski, do município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá), agradeceu os investimentos realizados na sanidade animal. Em Colíder, foi registrado o último foco de aftosa no estado, há mais de 10 anos. O município tem na pecuária de corte a base da economia local, com dois frigoríficos e um curtume instalados.
NÚMEROS – Os últimos números da 3ª etapa contra a aftosa, realizada em novembro de 2005, revelam o crescimento e a conscientização da classe pecuarista em auxiliar aqueles pequenos produtores, conforme ressaltou o presidente do Indea, Décio Coutinho.
Décio destacou também o apoio do Fefa e a articulação decisiva do secretário Clóves Vettorato durante a descoberta dos focos da doença em Mato Grosso do Sul, fato que poderia atingir drasticamente a economia mato-grossense. “Foi um apoio fundamental em um momento difícil, quando a articulação possibilitou que o trânsito de animais de outros estados não prejudicasse o rebanho mato-grossense”, acrescentando: “O Estado ainda é sensível, uma vez que nossos vizinhos registram focos da doença. Porém, o trabalho é constante e incansável”, afirmou.
A informatização total das unidades do Indea será possível com a liberação de R$ 3 milhões pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), feita ainda no final do ano passado. O recurso foi repassado ao Estado pelo representante do Mapa ao governador. Blairo Maggi.
Com esse aditivo orçamentário o Indea irá adquirir outras 33 camionetes, 140 micro-computadores e 82 aparelhos de GPS para aparelhar os 137 escritórios regionais e as 12 unidades locais de execução do Indea.
Participaram da solenidade os secretários de Estado Clóves Vettorato (Desenvovlimento Rural), Yênes Magalhães (Planejamento e Orçamento), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), Marcos Machado (Meio Ambiente), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), José Carlos Dias (Comunicação Social), presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, vice-presidente do Fefa, Luiz Carlos Meister, presidente do Detran, Moisés Sachetti, presidente da Famato, Homero Pereira, presidente da Acrimat, Jorge Pires, secretários-adjuntos de Estado, prefeitos municipais e parlamentares estaduais.