PUBLICIDADE

Ovitrampas identificam mais de 45 mil ovos e 77% positivos para Aedes aegypti em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Vigilância em Saúde Ambiental fez uma nova leitura das armadilhas ovitrampas instaladas em Sorriso. Nas 567 armadilhas instaladas foram coletados 45.583 ovos e, desse total, 77%, isso é, mais de 35 mil das amostras coletadas positivaram para o Aedes aegypti, agente mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. Os dados foram coletados na quinta-feira passada.

Dentre os índices de maior preocupação está o bairro Rota do Sol: com 34 armadilhas inspecionadas e a coleta de 5.024 ovos, 91%, ou seja, 4.471 ovos, positivaram para o Aedes aegypti.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, pontua que a quantidade de ovos positivos é “alarmante”. “Em específico no Rota esta semana a equipe da coleta de entulhos secos está lá, então pedimos aos moradores que coloquem na calçada todo material que deve ser retirado”, frisa.

A armadilha ovitrampa é uma ferramenta estratégica que permite identificar precocemente áreas com maior risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os dados permitem um planejamento mais eficiente das ações direcionadas para os pontos cruciais.

“As ovitrampas são essenciais para podermos identificar onde o mosquito está se reproduzindo com maior intensidade. A partir desses números, conseguimos direcionar melhor nossas equipes, intensificar as ações nos bairros mais críticos e orientar a população sobre a importância de eliminar qualquer foco de água parada”, destaca.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jacaré é capturado durante ‘banho de lama’ em residência no Nortão

O jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi capturado, este fim de...

Concessionária é condenada em Mato Grosso por defeito em carro zero

Uma concessionária localizada em Cuiabá que vendeu um veículo...

Condutor fica ferido após caminhonete atingir poste em Nova Mutum

O acidente de trânsito com uma VW Amarok cinza...
PUBLICIDADE