sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

ONG debaterá nessa 5ª feira em Sorriso ações para melhorar acolhimento de pacientes com câncer

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero

O segundo fórum sobre oncologia ocorrerá nesta quinta-feira, às 19h, no auditório da câmara de vereadores. O evento é organizado pela ONG de Combate ao Câncer Cirinho Sorrind e serão debatidos os direitos, acolhimento dos pacientes e de como se prevenir contra o câncer. Anteriormente, a presidente e fundadora da ONG, Carla Pianesso disse, ao Só Notícias, que serão discutidas políticas públicas mais efetivas para os tratamentos oncológicos.

“Queremos buscar saídas para melhorar esses acolhimentos dos pacientes tanto na agilidade da consulta, quanto nos procedimentos cirúrgicos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Terá a presença de deputados, representantes da Assembleia Legislativa e também vamos discutir essa agilidade no diagnóstico. O câncer é algo rápido. O paciente não tem esse tempo. O diagnóstico precoce também será uma das pautas desse fórum”, afirmou Pianesso.

Carla destacou ainda que é importante a criação de um protocolo nos Postos de Saúde, onde ocorre o primeiro atendimento dos pacientes. “É nestes locais que ocorre o primeiro contato com a doença. Outro ponto importante é o agente de Saúde. É ele que faz as visitas aos moradores. Por isso, é preciso a criação de um protocolo para buscar um diagnóstico mais rápido”.

Ainda de acordo com a presidente da ONG vai ser feita carta de intenções que será encaminhada ao Senado. “Nós já estamos no segundo passo para mudança da lei dos 60 dias, que é uma lei federal que garante o tratamento após o laudo patológico. Tem pacientes que já estão há dois anos na fila. Outros já morreram e nem fizeram o exame”.

A lei sobre prazo para exame de câncer no SUS, foi sancionada pela presidência da República e publicada no Diário Oficial da União, no dia 31 de outubro. Agora, entrará em vigor nos próximos 180 dias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE